" If its hurting them, its killing me"

quarta-feira, 28 de março de 2012

O meu 1º Triatlo Longo =D My first Half ironMan

Concluí a prova! E sinto-me orgulhoso de mim próprio... foram 5h40min distribuídos entre 1,9km de natação, 90km de bicicleta , 21,1km de corrida e mais uns segundos(bastantes no PT1) para as transições!!!
O objectivo primário era concluir e se possível abaixo das 5h30. Tal não foi possível mas a satisfação de acabar o meu 1º 70.3 foi brutal... Agora é preparar-me melhor para o Triatlo Longo de Lisboa.

Partida às 8h20...Prontos para Bodysurf!!

Não consigo descrever de formar cronológica as minhas sensações durante a prova, pois esta foi tão longa e as sensações foram tantas e diversas que só retenho as mais marcantes, sendo estas boas ou más!!

Foi(é) uma prova muito dura, devido às distâncias e neste caso, também às condições dos percursos...Mas é para repetir(se o empedrado for reduzido!) e voltar a testar-me neste tipo de provas. Se bem que durante a prova só pensava: "Mas o que é que ando aqui a fazer?"  Mas vamos por partes...

Maresia simpática para nadar 1.9km
Natação: água gelada e muito mexida...fui sempre no relax mas tive muita dificuldade em ver as bóias...
 Senti imenso frio e a meio tive de mexer os dedos das mãos, estavam dormentes!! Acabei por sair em 92º da água nadando perto dos 37min...consigo muito melhor com os treinozitos a sério!! =)
PT1-estava demasiado longe e demorei cerca de 5min...ainda calcei as meias de compressão!!

Saída do PT1 para iniciar o ciclismo.
Ciclismo: durezaaaaaa e é claramente o meu segmento mais fraco!! Não estava minimamente preparado para a distância... Tinha ainda um troço de empedrado que tivemos de passar lá 10x o que deu cerca de 13km!! Foi um treme treme constante que ao final da 3ª volta já era muito desconfortável... Mas, como dizem, estava lá para todos...embora para mim o mais importante não seja a classificação final e a verdade é que o "Tempo" não lá passou e não abrandou!!! Resultado: um péssimo ciclismo à mistura com empedrado e algum vento. A partir dos 65km foi sempre a sofrer e era vê-los passar...
Incrível é a velocidade com que os 1ºs passaram por mim...senti-me a assistir à prova!!! Mas gostei imenso do ciclismo em circuito, dá perfeitamente para saber quem está na frente, ver conhecidos, receber e gritar incentivos, reflectir profundamente sobre a vida, etc...dá para tudo!!!

Num dos retornos e a pensar nas 2 voltas que ainda faltavam!!
Só me apetecia meter pisca pa ESQ e ir à Hamburger House!!

Como avaliação final deste segmento, senti falta de kms nas pernas pois até aos 60 +- tinha média de 30.8km/h mas depois BOMMMMM e foi sempre a descer até aos 29km/h =(!!
Agora é meter kms nas pernas para melhorar esta marca em Lisboa!!

Corrida: Visto ter rebentado no ciclismo é normal que não viesse com com muita força para os 21km que me faltavam completar a pé... O percurso era um misto de estrada/ciclovia com corrida no mato de terra batida com algumas pequenas subidas que se revelaram ser grandes montanhas. Confesso que foi neste segmento é que prova para mim deixou de ser física mas psicológica...ou maioritariamente psicológica!!
Comecei bem e aos 5km ia com 22min mas apartir daí foi sempre a perder até estar a correr nos últimos 5km a 5.30min/km e acreditem não dava mais...eu bem tentava mas o meu corpo não respondia e já me doía tudo!! Tive vontade de desistir, várias vezes, e, algo que nunca tinha acontecido, tive vontade de aldrabar...Aquela seta a dizer META era um oásis, uma tentação e só queria era parar para descansar... Mas reflecti, ou algo parecido no estado em que estava, e pensei que aldrabar é pior que desistir...e como eu não desisto, a não ser que esteja mesmo mal, continuei até ao fim!!

Foto ao chegar à meta!!!!Obrigado Andreia e Pisco.
  Foi a experiência mais dura que tive em termos desportivos...mas acabar algo desta dimensão é algo fantástico!! Aprendi também que sou um duro e que apesar de todas aquelas dores consegui continuar para alcançar a linha da meta. Como diz o Ribeiro "tiveste um espírito de sacrifício brutal"... E tive mesmo!!
Dia 5 de Maio à mais... =)

Quero deixar uma palavra de apreço a toda a Equipa do CPA que esteve muito bem, especialmente aos estreantes nestas distâncias, Pisco e Marques, que fizeram uma prova fantástica!!!
Fim-de-semana fantástico na companhia dos meu camaradas, do pessoal do triatlo e também dos "nuestros Hermanos" que se mostram muito calorosos e motivadores durante toda a prova! Obrigado Andreia pelas fotos, Leandro, Gonçalves, Pisco, Esquetim, Vasco, Ribeiro, pelas dicas e motivação durante o decorrer da prova! Um forte abraço!!

Federação de Triatlo está de parabéns pela prova na sua totalidade, desde organização, local, época, preços e os fantásticos abastecimentos!! Adorei e foram super importantes. Quanto ao empedrado, é mau, aliás muito mau...e tendo em conta a justificação da FTP e o facto de ser 1ª vez acredito que a passagem tivesse mesmo de ser nessa zona, mas existe a possibilidade dessa extensão ser encurtada com algumas paralelas existentes. Fica a sugestão! Isto se alguém da federação ler este post!!!

Vejo-vos por aí, e espero em cima da minha "Burra"...ela vai cavalgar em LX!!!

Saudações 1/2 Ironmanisticas,

Hugo

Sem comentários:

Enviar um comentário